sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pequenas mudanças

Ontem falava com uma amiga minha sobre mudanças na vida. Ela está indecisa sem saber o que fazer. Eu disse-lhe que as mudanças, à primeira vista pode não parecer, mas são realmente importantes para o rumo da nossa vida. Eu que mudei tanto desde que o m. nasceu! Antes de ser mãe pensava muito em construir a minha carreira, realizar-me profissionalmente, e mais importante, ter de trabalhar na minha área de formação. No meu caso o m. foi um bébé que não dava muito descanso. Mamava de duas em duas horas. Dia e noite. Andava exausta, sem conseguir sequer ler um livro ou ver um filme. Todo o restante tempo que não era para ele era para a casa. Senti-me bastante frustrada na altura. Mas como fui mudando de opinião ao longo do tempo! Adoro ser mãe, adoro ser dona de casa, ter as coisas bem organizadas para que possamos viver bem. Isto traz-me felicidade. Dedicar-me ao C., ao m. e ao j. que vem aí! Adoro o trabalho. Adoro os objetivos cumpridos. Mas é a família que me traz realização. Aquelas risadas por tudo e por nada. Os passeios. As palavras novas do m., os jantares planeados e organizados, sem correrias, experimentar novos sabores. Aprendi que existem muitas coisas que nos realizam, sem ser a profissão.

Neste momento a minha leitura passa por A primeira aldeia global de Martin Page  (em casa) e Walden ou a vida nos bosques de Henry Thoureau (na mala). E a propósito de mudanças este último autor escreve assim:

"Somos completa e sinceramente forçados a viver referenciando a nossa vida e negando a possibilidade de modificação. Dizemos ser esta a única maneira, mas há tantas quantos os raios que podem ser desenhados a partir de um centro. Toda a modificação é um milagre a contemplar, mas um milagre que ocorre a cada instante."






2 comentários:

  1. Queria-me sentir assim livre, como tu!!!Tantas vezes queremos fazer coisas novas, diferentes, dar uma volta à nossa vida mas por sermos tão racionais somos impedidos de o fazer...temos medo de perder o que nada construimos nos ultimos anos!!!
    Somos demasiado pressionados pela nossa sociedade, pelas aparências, mas como tu me dizias, o que os outros pensam de nós pouco importa pois os nossos movimentos são presos a esteriótipos do que querem de nós e não do que nós queremos para nós!!
    Obrigado pela força

    ResponderEliminar
  2. hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, adoro, esta última frase inspira-me.
    Bjs

    ResponderEliminar