segunda-feira, 12 de outubro de 2015

de estar em casa

Queria falar-vos das dificuldades de estar em casa e ao mesmo tempo dedicar-nos a algo, quer seja trabalho ou a outra atividade. Tenho andado com imensas ideias. Mas não as sei colocar em prática. Ou melhor. Parece que tudo o resto está em primeiro plano do que a minha aventura por um mundo desconhecido. Os meninos estão na escola. É meio-dia. Estou a fazer marmelada na bimby. Tenho lasanha para o almoço. Sobrou de ontem. Por isso posso escrever. A casa está praticamente toda arrumada. Limpa. Tenho flores na mesa de jantar na sala. Está a chover lá fora. (culpa do furacão Joaquin). Tenho ainda roupa por passar. Por estender. Que nunca acaba. E eu. Apenas quero ter as tarefas de casa todas concluídas para me sentar e escrever. Para pesquisar. Para aprender. É tudo uma questão de organização. Eu sei. E as tarefas de casa sabem multiplicar-se. Mas de facto, a minha cabeça pensa melhor quando a casa está organizada. O meu cérebro descansa. Fica em ordem também. Para dedicar-me de alma ao resto (que sou eu). 
Estou desempregada. Completamente desempregada. E estar em casa significa primeiro que tudo poder cuidar dos meus meninos. Cuidar para mim é poder ter a casa limpa. Roupa passada e arrumada. Refeições cuidadas. Sei que podia estar com eles. Mas a atenção que iria disponibilizar para eles deixava com que pudesse fazer tudo o resto. E, assim, quando os vou buscar estou com eles.  Muita gente não vai entender. Mas ter as coisas feitas significa tranquilidade para mim. Tranquilidade para todos. Muito mais paciência. 
Eu sou uma pessoa que adora estar em casa. Talvez outras pessoas não resistiam a estar assim tanto tempo em casa (já lá vão quatro meses). A minha vida social não é muito agitada. Pelo contrário. Mas sinto-me profundamente bem na minha companhia.  
Isto tudo para dizer que adoro estar em casa. Mas preciso encontrar algo para fazer. E o mais difícil é que estou à procura de algo que possa fazer em casa. Para poder continuar a dedicar-me aos meus. Pelo menos por agora. Proença-a-nova não oferece nada. Por isso tenho eu de buscar.   

7 comentários:

  1. e vais encontrar e vai correr tudo bem :)

    ResponderEliminar
  2. Percebo-te tão bem e não me choca a tua ideia de cuidar dos teus quando isso implica a casinha limpa e tudo organizado...neste momento revejo-me em cada palavra tua...também estou como tu, com sérias dificuldades em meter as minhas ideias em prática, ...Quando vou buscar a minha menina à creche faço questão que todo o tempo seja dela até adormecermos...
    Tudo vai melhorar para ti, para mim, para nós...
    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este texto poderia ter sido escrito por mim. Obrigada. Bj Magda.

    ResponderEliminar