quinta-feira, 15 de maio de 2014

dos livros e mais livros

Que vicio este de comprar livros. Estou a arruinar o orçamento familiar porque estou viciada. Só me apetece comprar livros e mais livros. E se não bastasse aqueles que quero para mim ando a criar uma biblioteca aos meus meninos também. Fascinada por histórias infantis e pelas ilustrações. Pena que meu m. não me deixa contar a história até ao fim. A não ser que esteja a beber o leite dele. Momento em que fica quieto. Comprei os três porquinhos porque quero que tenham também as histórias infantis que tive. Aquelas que ficam para sempre. E depois como ando perdida em leituras neste blogue maravilhoso tive de comprar estas sugestões todas que aqui nos deixou. Agora estou a ler cem anos de solidão e estou a amar o livro. Há alguns anos atrás peguei nele e não me disse nada na altura. Mas agora sim. Soa-me quase a poesia as palavras de Gabriel Garcia Márquez.

Aquele ser prodigioso, que dizia possuir a chave de Nostradamo, era um homem lúgubre, envolto numa aura triste, com um olhar asiático, que parecia conhecer o outro lado das coisas. Usava um chapéu grande e negro, como as asas abertas de um corvo, e um casaco de veludo patinado com o verdete dos séculos. Mas apesar da sua imensa sabedoria e do seu âmbito misterioso tinha um peso humano, uma condição terrestre que o mantinha enredado nos minúsculos problemas da vida quotidiana. Queixava-se de males de velho, sofria pelos mais insignificantes percalços financeiros e tinha deixado de rir há já muito tempo, porque o escorbuto lhe havia arrancado os dentes. No sufocante meio-dia em que revelou os seus segredos, José Arcadio Buendía teve a certeza de que aquele era o princípio de uma grande amizade. As crianças surpreenderam-se com os seus relatos fantásticos. Aureliano, que então não tinha mais de cinco anos , recordaria para o resto da sua vida como o viu naquela tarde, sentado contra a claridade metálica e reverberante da janela, alumiando com a sua voz profunda de órgão os territórios mais escuros da imaginação, enquanto lhe jorrava pelas têmporas a gordura derretida pelo calor. José Arcadio, seu irmão mais velho, viria a transmitir aquela imagem maravilhosa, como uma recordação hereditária, a toda a sua descendência.




1 comentário:

  1. Estou a padecer do mesmo. A minha wishlist no wook já está bloqueada, não posso acrescentar nem mais um. É mesmo um vício, ainda por cima todas as semanas saem novos livros.

    ResponderEliminar